Procase Promove Capacitação sobre Produção de Mudas na Comunidade Saco dos Goitis
O Procase, em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (campus Patos) promoveu, na comunidade Saco dos Goitis, localizada no município de Santa Luzia, uma capacitação voltada para os agricultores e agricultoras familiares sobre produção de mudas.
A capacitação foi ministrada pela professora Maria do Carmo Learth, com o apoio dos estudantes do Programa de Educação Tutorial (PET) e os técnicos do Procase, Luana Menezes, Sheila Pessoa e Orlando Virgolino. A atividade foi dividida em dois momentos. A parte teórica tratou sobre viveiros florestais comunitários, o modo como a vegetação influencia na manutenção dos recursos hídricos e regulação do ciclo hidrológico, além do importante papel da vegetação na proteção, fertilização dos solos e perpetuação da fauna silvestre. A importância das sementes, bem como a maneira correta de coleta, manejo e armazenamento.
Nos viveiros, foram abordados aspectos fundamentais como a importância de um bom acesso, a disponibilidade de água, a luminosidade adequada, o relevo e a distância entre as plantas. Também foram explicados os diferentes tipos de substratos e o processo de preparo, além das técnicas corretas de semeadura e irrigação. Os participantes puderam observar de perto os detalhes da iluminação ideal, os métodos de plantio, o uso correto de esterco e substratos, além da remoção cuidadosa das mudas para garantir seu desenvolvimento saudável. Foram demonstrados ainda o uso adequado das ferramentas e os cuidados na escolha e no plantio das sementes.
No momento prático, que ocorreu no viveiro da associação construído por meio do projeto produtivo do PROCASE, aprenderam como realizar a instalação das mudas e o manejo adequado, com o objetivo de melhorar a qualidade das mudas produzidas (sem defeitos e mais vigorosas) e a produtividade dos viveiros.
Na ocasião, a professora Maria do Carmo (Carminha), também realizou a distribuição de sementes e mudas.
Comments