Procase e Senar promovem curso de Introdução à Apicultura e Instalação de Apiário
- PROCASE GOVERNO DA PARAÍBA
- 19 de nov. de 2024
- 2 min de leitura

O Procase e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar promoveram, junto aos agricultores da Comunidade Bom Sucesso, localizada no município de Sossego, o curso de "Introdução à Apicultura e Instalação de Apiário", ministrado pelo zootecnista Kayo Clementino, do Senar, com o apoio dos técnicos do Procase, Luana Menezes e José Júnior.
O objetivo da ação foi oferecer aos participantes uma abordagem abrangente sobre a apicultura, com foco em aspectos teóricos e práticos, para capacitá-los no manejo adequado das abelhas e na instalação de apiários. A iniciativa reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a geração de renda, promovendo capacitações que estimulam o uso sustentável dos recursos naturais e o fortalecimento das comunidades rurais.
Na parte teórica, os participantes tiveram a oportunidade de estudar conteúdos sobre o semiárido, como as particularidades ambientais que influenciam a atividade apícola nesta região. Também foram abordados temas como a morfologia, anatomia e fisiologia das abelhas, com ênfase na compreensão do ciclo de vida das abelhas e nos aspectos comportamentais que são fundamentais para o manejo adequado.
Outro ponto de destaque foi a apresentação dos equipamentos básicos necessários para iniciar na apicultura, bem como as caixas de colmeia apropriadas para cada espécie de abelha, de modo a garantir o bem-estar dos insetos e a produtividade do apiário. A instalação do apiário foi discutida, abordando desde a escolha do local adequado até os cuidados necessários para garantir o bom desenvolvimento das colônias. Também foram apresentados o planejamento do pasto apícola, focando na escolha das plantas que oferecem as melhores fontes de néctar e pólen para elas.
Na parte prática, os participantes puderam avaliar no imóvel do agricultor Arlindo as espécies apícolas disponíveis e o melhor local para a instalação do apiário. Aprenderam na prática como preparar a alimentação proteica e o alimento energético para as abelhas. Além disso, construíram um suporte utilizando caibros e pneu para colocar as caixas de tal forma que não fique em contato com o chão.
A interação e o envolvimento dos participantes foram um dos grandes destaques do curso, demonstrando o interesse pela apicultura.
slot gacor
situs slot toto
situs slot gacor
situs dana toto
situs toto slot
situs dana
situs slot gacor777
slot gacor777
slot qris
slot gacor terbaik
slot pulsa
slot88
slot777
slot gacor cepat menang
daftar slot gacor
situs slot qris
situs togel
situs toto togel