Procase Articula Intercâmbio do Grupo de Mulheres do Assentamento Mata de Amparo, na UFCG

No mês de outubro, as mulheres da Associação dos Produtores Rurais do Sítio Caiçaras - APRSC, do Assentamento Mata de Amparo, localizado no município de Amparo, participaram de um intercâmbio no laboratório de alimentos da Universidade Federal de Campina Grande - UCCG, campus de Sumé. A atividade foi articulada pela equipe do Procase e acompanhada pela mobilizadora social do Projeto, Joseane Bezerra. Na oportunidade, as participantes puderam visualizar o processo de obtenção da polpa do umbu, fruto típico da região. Também observaram o armazenamento dessa polpa e conheceram a produção dos derivados da fruta, como: geleia, licor e mousse.

O segundo dia do intercâmbio teve início com uma visitação ao Laboratório de Solos e Nutrição de Plantas – LSNP, também no campus da UFCG, Sumé. Lá, elas acompanharam, sob a orientação da professora Adriana Meira (Coordenadora do Viveiro de Mudas, Projeto Solo na Escola/UFCG e Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri – PASCAR), as práticas de conservação do solo e dialogaram sobre a importância de cuidar do solo, com o objetivo de minimizar e inverter o processo de degradação.

Ao final do intercâmbio, o Laboratório de Ecologia e Botânica (LAEB) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) fez a doação de 40 mudas de ipês, umbus e graviolas, que serão utilizadas pelos agricultores da Associação para a conservação ecossistêmica e recuperação de áreas degradadas do semiárido.