Missão Técnica do BID e FIDA para o Procase 2 é realizada na Paraíba
O Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável da Paraíba – Procase coordenou uma visitação a várias comunidades e Associações paraibanas com a participação das equipes técnicas do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA.
De acordo com o coordenador do Procase, Nivaldo Magalhães, “a caravana teve como objetivo acompanhar o resultado da atuação do Procase em alguns municípios e conhecer novas experiências de produtores rurais paraibanos para se desenhar o Procase 2”, enfatizou o coordenador.
A missão teve 4 dias de duração em campo e a atividade foi dividida em dois grupos. No primeiro dia, o Grupo 1, coordenado pelo Gerente Produtivo e de Inserção de Mercado do Procase, Nicholas Queiroz, teve sua programação iniciada no município de Conceição, na comunidade Cacimba Nova, com a experiência com agricultores familiares irrigantes. Em seguida, o grupo dirigiu-se para a Cooperativa Agropecuária dos Apicultores Paraibanos, no município de Aparecida. O Grupo 2, gerenciado pelo coordenador do Procase, Nivaldo Magalhães, iniciou a visitação na CoopBorborema / Polo Sindical da Borborema, acompanhando as experiências do Banco Mãe de Sementes, a unidade de beneficiamento do flocão agroecológico, o trabalho da cooperativa junto as mulheres e da rede territorial de cozinhas e cozinheiras. Em seguida, foi a vez da conhecer a exitosa experiência do algodão agroecológico no Assentamento Queimadas, no município de Remígio.
No segundo dia, o grupo 1 acompanhou a produção de cerâmica e louça de barro vermelho, realizada pela comunidade quilombola Os Rufinos, localizada em Pombal. Na parte da tarde, deslocaram-se para São Vicente do Seridó, na comunidade Santa Maria, acompanhando as experiências de reuso de águas cinzas, fundo rotativo, SAF, manejo de solos, fogões agroecológicos e outras inovações via PATAC. O grupo 2, por sua vez, visitou a Aldeia Forte e acompanhou o trabalho desenvolvido pelos indígenas potiguaras na Baía da Traição. Logo em seguida, deslocaram-se para a Cooperativa Agroindustrial de Piabuçu – Frutiaçu, no município de Rio Tinto, acompanhando as atividades de coleta de mangaba na Aldeia Estiva Velha.
No 3º de missão, o Grupo 1 deslocou-se para o município de Cubati, no Assentamento São Domingos, acompanhando o projeto produtivo apoiado pelo Procase, que envolve grupo de mulheres, investimento em dessalinizador, sistema de tratamento e uso de águas totais (Sistema SARA – INSA/PATAC) e mais outras inovações via PATAC. O grupo 2 dirigiu-se ao Assentamento APASA, para conhecer a experiência: OCS Ecosul, com produtores de hortaliças/frutas e feirantes, no município de Pitimbu. A atividade de campo foi encerrada com a visitação a Associação Marisqueiras da Comunidade de Acaú – (RESEX Acaú – Goiana), com a ‘catação’ de mariscos e artesanato desenvolvido pelas mulheres.
No 4º dia, o Governador do Estado da Paraíba, João Azevêdo, esteve reunido com os dirigentes do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola - FIDA e com o coordenador estadual do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável da Paraíba - Procase, Nivaldo Magalhães, em uma audiência de nivelamento referente ao Procase II. Participaram do evento: Hardi Vieira (FIDA: Coordenador do Programa no País e chefe da equipe do FIDA); Octavio Damiani (BID: Especialista Líder em Desenvolvimento Rural e Agricultura do BID e chefe da equipe do BID); Emmanuel Bayle (FIDA: especialista em desenvolvimento rural e coordenador técnico da missão); Pablo Sidersky (FIDA: técnico e especialista em desenvolvimento rural e assistência técnica; Luiz Campos (FIDA: Líder Técnico do Projeto e Especialista Senior em Organizações Rurais) e Nicholas Lucena Queiroz, Gerente de Desenvolvimento Produtivo do Procase.
Enquanto isso, as equipes técnicas do BID, Fida e Procase dos dois grupos encontraram-se em João Pessoa para a Feira Agroecológica realizada na Universidade Federal da Paraíba – UFPB, onde puderam observar o trabalho desenvolvido por agricultores e agricultoras que fazem parte da Ecovárzea, que residem nos assentamentos Dona Helena, Padre Gino, Vida Nova e Rainha dos Anjos, localizados nos municípios de Cruz do Espírito Santo e Sapé, que fazem parte da Região da Várzea. As comunidades Dona Antônia, no Conde; e Ponta de Gramame, em João Pessoa, também compõem a feira.
Toda essa programação faz parte do acordo de financiamento do Procase 2, onde serão feitas avaliações e análises do estágio de execução do Projeto nos seus diversos aspectos, principalmente no campo produtivo, onde as famílias contempladas receberão assessoria técnica e outros incentivos para melhoramentos de cultivos de frutas, verduras e hortaliças ou de criação de animais e beneficiamento da produção de base agroecológica. As experiências vistas nos municípios trazem boas perspectivas para fixar as famílias no meio rural no Semiárido paraibano.
Comments