top of page

NOTÍCIAS DO PROCASE

Missão Técnica do BID e FIDA para o Procase 2 é realizada na Paraíba





O Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável da Paraíba – Procase coordenou uma visitação a várias comunidades e Associações paraibanas com a participação das equipes técnicas do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA.

De acordo com o coordenador do Procase, Nivaldo Magalhães, “a caravana teve como objetivo acompanhar o resultado da atuação do Procase em alguns municípios e conhecer novas experiências de produtores rurais paraibanos para se desenhar o Procase 2”, enfatizou o coordenador.

A missão teve 4 dias de duração em campo e a atividade foi dividida em dois grupos. No primeiro dia, o Grupo 1, coordenado pelo Gerente Produtivo e de Inserção de Mercado do Procase, Nicholas Queiroz, teve sua programação iniciada no município de Conceição, na comunidade Cacimba Nova, com a experiência com agricultores familiares irrigantes. Em seguida, o grupo dirigiu-se para a Cooperativa Agropecuária dos Apicultores Paraibanos, no município de Aparecida. O Grupo 2, gerenciado pelo coordenador do Procase, Nivaldo Magalhães, iniciou a visitação na CoopBorborema / Polo Sindical da Borborema, acompanhando as experiências do Banco Mãe de Sementes, a unidade de beneficiamento do flocão agroecológico, o trabalho da cooperativa junto as mulheres e da rede territorial de cozinhas e cozinheiras. Em seguida, foi a vez da conhecer a exitosa experiência do algodão agroecológico no Assentamento Queimadas, no município de Remígio.

No segundo dia, o grupo 1 acompanhou a produção de cerâmica  e louça de barro vermelho, realizada pela comunidade quilombola Os Rufinos, localizada em Pombal. Na parte da tarde, deslocaram-se para São Vicente do Seridó, na comunidade Santa Maria, acompanhando as experiências de reuso de águas cinzas, fundo rotativo, SAF, manejo de solos, fogões agroecológicos e outras inovações via PATAC. O grupo 2, por sua vez, visitou a Aldeia Forte e acompanhou o trabalho desenvolvido pelos indígenas potiguaras na Baía da Traição. Logo em seguida, deslocaram-se para a Cooperativa Agroindustrial de Piabuçu – Frutiaçu, no município de Rio Tinto, acompanhando as atividades de coleta de mangaba na Aldeia Estiva Velha.

No 3º de missão, o Grupo 1 deslocou-se para o município de Cubati, no Assentamento São Domingos, acompanhando o projeto produtivo apoiado pelo Procase, que envolve grupo de mulheres, investimento em dessalinizador, sistema de tratamento e uso de águas totais (Sistema SARA – INSA/PATAC) e mais outras inovações via PATAC. O grupo 2 dirigiu-se ao Assentamento APASA, para conhecer a experiência: OCS Ecosul, com produtores de hortaliças/frutas e feirantes, no município de Pitimbu. A atividade de campo foi encerrada com a visitação a Associação Marisqueiras da Comunidade de Acaú – (RESEX Acaú – Goiana), com a ‘catação’ de mariscos e artesanato desenvolvido pelas mulheres.

No 4º dia, o Governador do Estado da Paraíba, João Azevêdo, esteve reunido com os dirigentes do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola - FIDA e com o coordenador estadual do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável da Paraíba - Procase, Nivaldo Magalhães, em uma audiência de nivelamento referente ao Procase II. Participaram do evento: Hardi Vieira (FIDA: Coordenador do Programa no País e chefe da equipe do FIDA); Octavio Damiani (BID: Especialista Líder em Desenvolvimento Rural e Agricultura do BID e chefe da equipe do BID); Emmanuel Bayle (FIDA: especialista em desenvolvimento rural e coordenador técnico da missão); Pablo Sidersky (FIDA: técnico e especialista em desenvolvimento rural e assistência técnica; Luiz Campos (FIDA: Líder Técnico do Projeto e Especialista Senior em Organizações Rurais) e Nicholas Lucena Queiroz, Gerente de Desenvolvimento Produtivo do Procase.

Enquanto isso, as equipes técnicas do BID, Fida e Procase dos dois grupos encontraram-se em João Pessoa para a Feira Agroecológica realizada na Universidade Federal da Paraíba – UFPB, onde puderam observar o trabalho desenvolvido por agricultores e agricultoras que fazem parte da Ecovárzea, que residem nos assentamentos Dona Helena, Padre Gino, Vida Nova e Rainha dos Anjos, localizados nos municípios de Cruz do Espírito Santo e Sapé, que fazem parte da Região da Várzea. As comunidades Dona Antônia, no Conde; e Ponta de Gramame, em João Pessoa, também compõem a feira.

Toda essa programação faz parte do acordo de financiamento do Procase 2, onde serão feitas avaliações e análises do estágio de execução do Projeto nos seus diversos aspectos, principalmente no campo produtivo, onde as famílias contempladas receberão assessoria técnica e outros incentivos para melhoramentos de cultivos de frutas, verduras e hortaliças ou de criação de animais e beneficiamento da produção de base agroecológica. As experiências vistas nos municípios trazem boas perspectivas para fixar as famílias no meio rural no Semiárido paraibano.

Comments


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page